Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SAIU O NOVO PISO SALARIAL DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS NO RIO

Está mais caro manter uma empregada doméstica. Ainda que se reconheça a necessidade e o valor do serviço prestado, é forçoso reconhecer que o número de famílias que pode continuar a empregar esse tipo de mão de obra é cada vez menor. Vale ainda lembrar o cuidado que se deve ter com a regularidade das anotações e pagamento dos direitos trabalhistas. As mudanças na economia estão se refletindo no mercado de trabalho, que abre hoje para as mulheres outras opções, em atividades onde elas encontram mais reconhecimento e oportunidade de crescimento.


A partir de 1º de março, caso a proposta do governo do Estado seja aprovada pela Assembléia Legislativa, o salário (piso) dos empregados domésticos do Rio de Janeiro passa dos atuais R$ 639,26 para R$ 729,58, (14,13%de reajuste, índice igual ao aplicado para o salário mínimo nacional). 

A proposta do executivo estadual corrige as nove faixas do piso regional de 2012 e alcança 2 milhões de trabalhadores que não têm salário definido por federal ou acordo coletivo. 

Veja detalhes na matéria de O Dia

3 comentários:

Maria disse...

ola bondia eu trabalho em uma casa 3 dias por semana. eu tenho direito de receber o salario o novo salario minimo?

007BONDeblog disse...

Sra. Maria

Não sou especialista em direito trabalhista, mas, entendo que o piso é pago para quem tem carteira assinada e cumpre a jornada estabelecida relacionada as horas semanais trabalhadas. Existem opiniões e decisões na justiça diferentes sobre que aquelas pessoas que trabalham três vezes na semana possuem direitos completos.

Procure o sindicato de sua categoria e obtenha informação segura.

um abraço, e desculpe a demora em responder, pois o blog passou por problemas técnicos.

Paloma Ferraz disse...

ola gostaria de saber quanto que ganha uma empregada domestica
cozinheira e se poder me alguma fonte eu agradeço

Google+ Followers

Parceria BONDeconomia & Buscas